segunda-feira, 18 de maio de 2009

FAROL GALINHOS, RN

FAROL GALINHOS (Rio Grande do Norte)
Semira Adler Vainsencher
Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco


O Farol Galinhos, construído em 1931, representa o oitavo farol erigido no Rio Grande do Norte. Ele se encontra no povoado de Galinhos, no pontal leste do Rio Água Maré, desaguadouro comum a cinco rios, e cuja barra está sempre obstruída por bancos de areia, que formam canais estreitos e mutáveis.

Apresentando bem pouca visibilidade aos navegantes da região, a primeira torre do Farol Galinhos – feita de treliça de ferro – não agradou à população. Era considerada “esquelética” por demais.

Depois de treze anos de sua construção, com a estrutura metálica em avançado estado de corrosão (devido à maresia), bem como as sapatas de sustentação ameaçadas pelo constante avanço do mar, a torre do Farol Galinhos foi substituída por uma outra em concreto armado.

Um problema ocorreu, porém, junto à sua luminosidade: esta ficou, em parte, obstruída pela balaustrada da varanda do farol. Os engenheiros sanaram o ocorrido, decidindo aumentar a altura da lanterna existente: erigiram, sobre a varanda, uma torreta cilíndrica de alvenaria. O Farol Galinhos adquiriu, então, uma aparência bastante distinta e sui generis.


Fonte consultada:

SIQUEIRA, Ricardo. Luzes do novo mundo: história dos faróis brasileiros. Fotos Ricardo Siqueira; texto Ney Dantas. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário